Uma variedade de couve muito antiga que atinge mais de 2 metros de altura e é muito produtiva. As folhas podem ser usadas em saladas e refogados. Pela excelente produtividade era muito cultivada aqui na região para alimentar galinhas, coelhos e porcos, daí o nome: couve de porco. Contam que essa couve foi trazida da Alemanha há muitos anos e distribuída entre os agricultores. Era bem comum nas propriedades, mas as mudanças no modelo de produção levaram muitas famílias a abandonar essa variedade, chegando ao ponto de quase desaparecer na região. Em 2018 recuperamos essa variedade com o Roque que planta da couve de porco para fazer refogado e para alimentar as galinhas e coelhos.
Como e quando plantar
A couve de porco pode ser plantada de abril a agosto nos meses frios do sul. Para não florescer, dizem os antigos que se deve plantar na lua cheia de agosto. As mudas podem ser preparadas em bandejas ou em um canteiro da horta. Quando crescem até 6 folhas já podem ser transplantadas ao local definitivo. O espaçamento ideal é de no mínimo 70 cm entre plantas.
Como colher e guardar as sementes
Depois de florescer, a couve forma vagens que precisam estar bem secas, atingindo a coloração marrom para colher. Uma vez colhidas, em uma bacia, sobre um pano ou dentro de uma bolsa, se debulham as vagens amassando com as mãos. Com um ventilador, ou manualmente podemos separar as cascas das sementes que podem ser guardadas em potes ou embalagens bem fechadas na geladeira. Se guardadas na geladeira podem manter boa germinação por até 2 anos.
Receita
Refogado de couve com batatinha
⦁ 3 batatinhas inglesas
⦁ 5 a 10 folhas de couve
⦁ 3 dentes de alho
⦁ sal a gosto
Corte as batatinhas em pedaços pequenos, pique a couve e o alho. Adicione o sal e um pouco de água para cobrir o fundo da panela. Tampe e deixe cozinhar até que as batatinhas estejam bem cozidas.