Alho crioulo

É um alho de ciclo curto (5 a 6 meses) e de dentes grandes. Essa variedade está na nossa família há três gerações, era cultivada pela minha avó, depois pelo meu pai e agora fazem 4 anos que sou eu quem cultiva ele.

Há alguns anos atrás, meu pai foi visitar uns parentes e trouxe o alho roxo de mercado para plantar. Por ingenuidade ele não plantou do nosso alho antigo, porque pensou que esse alho roxo era melhor. Resultou que o alho roxo de mercado só fez palha e não deu cabeças, ficamos sem alho para consumo e sem sementes do alho da minha avó.

Por sorte meu pai sempre compartilhou sementes com vizinhos e amigos, assim conseguimos recuperar nosso alho e a autonomia.

Quando e como cultivar

O espaçamento é de 30 a 45cm entre linhas e 20cm entre plantas. O período ideal para cultivar alho no sul do país é entre março e maio, por aqui sempre plantamos na Páscoa.

Muitos preparam o solo já em fevereiro para que o esterco de galinha possa curtir um pouco na terra. Um consórcio agroecológico que fazemos é do alho com cenoura.

Se planta o alho, e depois de 30 a 45 dias se faz a semeadura da cenoura nas entrelinhas do alho. A cenoura ajuda a manter a umidade do solo e evita o crescimento dos inços, assim só é preciso capinar esse roçado duas vezes e a colheita é dobrada.

Como guardar:

Depois da colheita selecionamos as maiores cabeças para sementes. O alho precisa ser plantado anualmente, as sementes podem ser guardadas em tranças penduradas em um local seco e fresco, muitos guardam no porão da casa. Tem anos em que o alho murcha ou seca depois de guardado, é uma larva que come os dentes. Para evitar que essa larva se desenvolva, logo depois de colhido, se mergulha o alho que for para consumo (não o que for para semente) em água fervente por alguns segundos, depois de seco é só guardar.

Receita

Molho de alho.

Para conservar o alho depois da colheita também podemos fazer um molho de alho, ótimo para fazer pão com alho e que também é bem prático para cozinhar no dia a dia.

  • 10 cabeças de alho
  • ½ xícara de azeite de oliva ou óleo de soja (se você quiser mais cremoso pode colocar mais)
  • Sal a gosto
  • Temperos como pimenta do reino, orégano são opcionais
    Bater tudo no liquidificador e guardar em potes na geladeira ou congelar