Arroz Amarelão

O melhor arroz para galinhadas! O arroz amarelão também é conhecido como arroz de três meses, apesar de que seu ciclo até a colheita leva em torno de 4 meses.

Os cachos dourados chamam atenção no roçado. Essa variedade cultivamos ela para nossa alimentação.

As galinhadas de domingo ficam especiais com o arroz de casa. É uma variedade muito produtiva e pouco exigente em adubação, podendo ser plantado em sequeiro. Depois de colhido, algumas pessoas cortam as palhas para rebrotar, assim é possível fazer uma segunda colheita.

Quando e como cultivar

O arros amarelão pode ser cultivado em sequeiro. No sul, é plantado a partir de agosto, na região centro oeste e norte no período chuvoso, ou se houver irrigação, o ano inteiro.

Para a semeadura fazemos vergas com 40cm de distancia e semeamos com a mão cuidando para que não caiam muitas sementes.

Também pode ser plantado com o saraquá, ou plantadora manual regulada para que caiam entre 7 e 10 sementes no máximo. O arroz não necessita muita adubação, é importante tomar cuidado para que não receba muita ureia, pois tende a crescer muito em palha e carregar pouco em grãos.

Assim que nasce o arroz, fazemos uma capina, e se for necessário uma segunda capina se tiver muito inço. O arroz gosta de receber um pouco de terra na volta das raízes, e é bem sensível ao cuidado que damos, o olho do agricultor engorda os cachos.

Um consórcio bem comum que se faz com o arroz é a melancia, que pode ser semeada no mesmo período da semeadura do arroz ou alguns dias antes. A melancia é favorecida com o arroz porque as frutas não queimam com o sol quente, e o arroz é favorecido porque a melancia evita o crescimento do inço entre o arroz.

Como guardar as sementes

Após colhido, o arroz pode ser batido ou pisado para soltar dos cachos, então deixamos o arroz secar na sombra ou no sol evitando as horas muito quentes.

Quando já estiver bem seco, pode ser guardado em garrafas pet na gaveta da geladeira, podendo manter uma boa taxa de germinação por até 3 anos.

Receita

Galinhada de arroz crioulo

  • Galinha caipira
  • 1 cabeça de alho
  • Meia xícara de arroz por pessoa convidada
  • Cebolinha, salsa, coentro, colorau e outros temperos do gosto da família
  • Sal a gosto

Modo de fazer: Frite bem a galinha até ficar bem dourada, adicione o arroz deixe fritar um pouco até ficar dourado também. Adicione água, sal e temperos que gostar. Quando o arroz estiver quase mole, adicione o alho picado.