Milho Branco Uma variedade bastante comum nas propriedades aqui da região. É um milho muito plantado para comer como milho verde, também é excelente para canjica e farinha.
Como milho verde ele demora para passar do ponto e é muito doce. A produtividade dessa variedade é muito boa sem muita necessidade de adubação. Essa variedade resgatamos em uma troca de sementes e já é cultivada na propriedade há 4 anos.
Como e quando plantar
O milho pode ser plantado de Agosto a Fevereiro. Pode ser consorciado com soja, feijão, feijão de porco, e abóbora plantados nas entrelinhas no mesmo dia do plantio do milho. Quando está com 9 folhas ou próximo da altura do joelho, costuma necessitar um reforço na adubação que pode ser feito aplicando ureia ou esterco de galinha ao redor dos pés. O Espaçamento entre linhas e entre pés vai depender do consórcio a ser feito.
No caso do milho plantado sozinho o espaçamento entre linhas pode variar de 50 a 80 cm e 15 cm entre plantas. No consórcio com feijão, soja e abóbora o espaçamento entre linhas pode ser de 1 m a 1,2 m, nesse caso podem ser plantadas duas linhas de feijão ou soja em cada entrelinha de milho.
No mesmo consórcio pode ser adicionada a abóbora as entrelinhas do milho a cada 3 m. Esse consórcio é conhecido como as três irmãs (milho, feijão e abóbora), é a forma como os indígenas cultivavam seus roçados.
Receita:
Milho verde cozido Ferver o milho já sem as palhas na panela com um pouco de sal. Retirar da panela ainda quente e passar um pouco de manteiga sobre as espigas.