Além de enfeitar o jardim e a horta, a calêndula (também conhecida como “bem-me-quer e mal-me-quer”) possui propriedades medicinais e é um ótimo repelente contra mosquitos quando plantada ao redor da casa.
Essa calêndula é fruto de uma troca na feira de sementes no município de Anchieta-SC, com o guardião Geraldo Jardim que cultiva essa variedade há mais de 30 anos.
Aqui já plantamos dela há 4 anos na horta para repelir insetos e atrair abelhas, e usamos suas flores para fazer sabonetes naturais e medicinais.
Depois do primeiro ano de cultivo já começou a crescer sozinha das sementes que caíram no chão. A calêndula também pode ser usada em chás, tinturas, pomadas, cremes, em banhos ou em saladas. Tem propriedades anti-inflamatória, antiviral, antifúngica, antialérgica e relaxante.
Quando e como cultivar
Apesar de ser resistente e suportar o calor, as calêndulas preferem o clima frio e úmido do inverno. Podem ser cultivadas de abril a junho, embelezando a horta e o jardim até o verão.
Uma vez semeadas podem ser transplantadas ao seu lugar definitivo quando tiverem 3 a 5 folhas, deixando um espaçamento de 50cm entre plantas.
Como guardar as sementes
As pétalas das flores caem e logo se formam as sementes, que podem ser colhidas quando atingem a coloração marrom. Depois de secas podem ser guardadas na geladeira por até 2 anos.
Receitas
Chá de calêndula:
- 3 flores de calêndula
- 1 xícara de água fervente
Colocar a água sobre as flores e deixar repousar por 15 minutos. O chá de calêndula é recomendado para cólicas menstruais, dores, febre, tosse e resfriados.
Arroz com calêndula:
- 200g de arroz
- 60 pétalas de calêndula
-200g de ervilhas cozidas ou em conserva - sal a gosto
Ferva o arroz com as pétalas de calêndula, ele vai ficar amarelinho. Ao final misture as ervilhas e algumas pétalas de calêndula frescas.